​Casa da Baía em Setúbal distinguida pela acessibilidade

(07-06-2013 )


A Casa da Baía em Setúbal é o primeiro edifício no distrito a ser distinguido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) com o certificado de acessibilidade, o que faz com que este equipamento seja visto como adequado à população com mobilidade reduzida. Paula Teles, presidente do ICVM, reflete sobre “a mudança de paradigma na construção consciente das dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam”.
“Todas as cidades cresceram sem a preocupação de adequar os equipamentos a pessoas com mobilidade reduzida, mas tal está a mudar”, prossegue Paula Teles, acrescentando que “Setúbal tem estado na vanguarda desta mudança de paradigma”. A diretora do ICVM explica ao “Setúbal na Rede” que existem mais edifícios no distrito que pediram a avaliação do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade para serem certificadas.
 
“São principalmente hotéis e equipamentos turísticos que pedem o certificado de acessibilidade”, frisa Paula Teles. Para Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, este certificado surge como mais um passo para aumentar o fluxo de turismo de pessoas com mobilidade reduzida no concelho.
 
“Se as pessoas com mobilidade reduzida souberem que Setúbal tem os seus equipamentos turísticos adequados para os receber, vêm ao concelho usufruir de tudo o que este tem para oferecer”, garante Maria das Dores Meira, fazendo ainda alusão às cadeiras anfíbias na praia da Figueirinha destinadas a estas pessoas. Ainda no mesmo âmbito, o projeto Rampa, elaborado pelo ICVM para a Câmara Municipal de Setúbal implementar, está em fase de aprovação pelos fundos comunitários do QREN.

In Setúbal na Rede.pt em 06-06-2013