Palmela integra rede Cidades e Vilas de Excelência

(13-01-2014 )


O município de Palmela foi integrado este mês na rede "Cidade e Vilas de Excelência", do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. Na sequência da adesão, vai ser desenvolvido na vila de Pinhal Novo um plano de acção local dedicado aos temas da "mobilidade, regeneração e vitalidade urbanas".
 
 A autarquia de Palmela refere em nota de imprensa que a integração nesta rede "surge na sequência do trabalho desenvolvido com o referido instituto, que se revelou muito positivo, quer na valorização técnica de propostas e planos de trabalho, quer na preparação de candidaturas a financiamentos externos".
 
 "A vila de Pinhal Novo será o espaço urbano a ser estudado, em pormenor, e objecto de implementação das medidas que daí resultarem, num horizonte temporal de quatro anos", explica. A Câmara Municipal de Palmela destaca que o município também foi distinguido em 2007 com a "Bandeira de Prata da Mobilidade" e em 2010 com a "Bandeira de Ouro da Mobilidade".
 
 Segundo a autarquia, através desta última distinção foram removidas mais de 80 por cento das barreiras arquitectónicas existentes na vila de Pinhal Novo.
 
 A rede "Cidade e Vilas de Excelência" une 21 municípios portugueses com o intuito de promover a "mobilidade ciclável", com "dinâmicas económicas no centro histórico", tendo "mais e melhor turismo e desenvolvimento sustentável". Também a cidade de Setúbal e a Vila Nogueira de Azeitão integraram em 2013 a mesma rede.

In o Bocagiano em 09-01-2014